Pessoal estava procurando alguma coisa que falasse sobre como deixar as pontas do cabelo bem saudáveis. Acabei me deparando com uma matéria MUITO bacana da Marie Claire (conteúdo completo da matéria aqui).
Não fuja da tesoura
Pode parecer contraditório, mas para o cabelo crescer, é preciso cortá-lo com regularidade. “Sem essa manutenção, que varia entre dois ou três meses, problemas como pontas duplas e quebra são ainda mais frequentes”, diz Rudi Werner, hairstylist e proprietário da Rede Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro. Após algum tempo, o final do comprimento, parte mais antiga e desgastada do fio, também fica com as escamas abertas, o que atrapalha a retenção de nutrientes pela fibra capilar. “Por esse motivo, preste bastante atenção no aspecto do cabelo se quiser mantê-lo longo”, afirma Wilson Eliodório, cabeleireiro de São Paulo. Segundo ele, cada vez que as pontas aparentarem ressecamento ou toque áspero, está na hora de passar a tesoura novamente. “É possível optar por cortes que reparam os danos, sem interferir tanto no comprimento. Aposte nos efeitos desconectados, com muito movimento, que atualizam e não comprometem o visual”, diz.
Sele as pontas
O cabelo longo costuma sofrer com pontas duplas e esse problema só se resolve definitivamente como corte. A boa notícia é que o mercado já dispõe de novos tratamentos capazes de selar as bifurcações temporariamente, sem a necessidade de apelar às tesouras. Diferente dos antigos silicones, que utilizavam agentes oleosos para “maquiar” o problema (o efeito ia embora após o banho), as fórmulas high tech são feitas à partir de um complexo reconstrutor que, em contato com a fibra danificada, forma um gel, unindo as pontas novamente. Bônus: os produtos têm um aroma superagradável e também dão brilho, maleabilidade e reduzem o frizz. Pingue algumas gotas nas mãos e espalhe pelas pontas, sempre de cima para baixo.
Foque no topo
Cuidados com a região do couro cabeludo são fundamentais, já que é pela raiz que o comprimento recebe todos os nutrientes que vão mantê-lo forte. “O cabelo longo tem uma maior tendência ao enfraquecimento, graças às pontas que vão envelhecendo”, explica Evandro Ângelo, hairstylist do salão C. Kamura, em São Paulo. Daí a importância deinvestir em cosméticos específicos, que agem diretamente no bulbo capilar. Com alta penetração e em forma de sérum, conseguem restabelecer a elasticidade, a maleabilidade e proteger a haste do fio contra agressões externas. Outro problema recorrente é o excesso de oleosidade, que pode evoluir para casos de seborreia, inflamação local e queda dos fios. Além de xampus adstringentes, uma dica é usar um esfoliante capilar uma vez por semana. “O produto retira as impurezas e as células mortas, fazendo uma limpeza geral na região”, completa.
Aprenda a secar
Se além de comprido, você gosta de um cabelo liso e sem frizz, vale a pena incluir alguns procedimentos no ritual da escova. Antes de começar, recorra a
leave-ins e sprays com proteção térmica, que blindam o fio contra o calor. Se quer evitar a aparência “lambida”, experimente jogar todo o cabelo para frente
e iniciar a secagem a partir da nuca. No final, amasse o comprimento escovado com as mãos “sujas” de pomada ou enrole as mechas em bobes largos, para ganhar movimento e volume extra.
Lave direito
“Um erro comum é exagerar na dose de xampu, hábito que deixa o cabelão ainda mais pesado e sem balanço”, diz Renata Souza, hairstylist e proprietária do Spa Dios, em São Paulo. Para limpar profundamente e manter a leveza, a expert orienta deixar um pote dentro do chuveiro e diluir um pouco do produto em quantidade equivalente de água. “Só então aplique a mistura nos fios. O xampu espalha melhor e fica mais fácil enxaguá-lo”, explica. Quer outra dica valiosa? Fique embaixo da água corrente durante três ou quatro minutos e só então inicie a lavagem. Comece o processo pelo comprimento, espalhando a espuma até o topo da cabeça, para não acumular resíduos na raiz. “Faça uma massagem rápida com a ponta dos dedos, sem esfregar a região com as unhas”, completa a cabeleireira Renata.
Potencialize a hidratação
A regra básica é aplicar uma máscara nutritiva em casa, semanalmente ou a cada 15 dias. Óleos capilares também são indicados, pois têm textura leve e reparam os fios sem pesar. Formulações à base de ojon, monoi e manteiga de murumuru hidratam profundamente, reduzindo o volume e o frizz. Faça a aplicação diretamente nos fios úmidos, como um finalizador, ou adicione algumas gotas ao seu leave-in. “E, a cada dois meses, invista em um tratamento de choque no salão, como a cauterização ou a reposição de queratina, que hidratam e fortificam as mechas”, afirma a cabeleireira Renata Souza, de São Paulo.
Modernize o corte
Maria Madalena? Nunca! Para o cabelo comprido ganhar um ar sexy, uma opção atual é o corte em “U”, com pontas mais longas atrás, no centro. Nas mechas frontais, é possível aderir a um repicado acentuado, que começa na altura das maçãs do rosto – bom para disfarçar bochechas salientes – ou na linha do queixo, recurso que suaviza o maxilar anguloso. Detalhes como pontas desfiadas, franjas longas desconectadas e até mechas finíssimas, em nuances mais claras, também conferem leveza e movimento ao visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário