Marcadores

sábado, 31 de janeiro de 2015

Você conhece os óleos vegetais?

Oi oi gente tudo bom? Bem eu já estava há um bom tempo atrás de um texto que falasse mais sobre os outros óleos vegetais e o que cada um faz, afinal, a informação gira mais em forno do óleo de coco, mas os outros tem propriedades tão boas quanto.  Encontrei essas informações lá no site dicas de mulher (aqui).
Os óleos vegetais
Talvez você nunca tenha parado para observar, mas muitos de seus produtos de beleza, provavelmente, são ou contêm óleos vegetais. Isso porque, eles estão cada vez mais presentes na indústria cosmética, por oferecerem diversos benefícios, especialmente às mulheres que gostam de cuidar da sua pele e dos seus cabelos.
Tatiana Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que óleos vegetais são gorduras naturais extraídas das plantas – na maioria dos casos, de suas sementes.
“O uso deles na indústria cosmética é bastante amplo, tanto em produtos para a pele, como em produtos para os cabelos, pois os óleos possuem diversas propriedades benéficas”, diz. 
São inúmeros os óleos vegetais utilizados em produtos de beleza. Mas, abaixo a dermatologista Tatiana cita os mais conhecidos:

Principais óleos vegetais de beleza

  1. Óleo de semente de uva: rico em vitaminas e antioxidantes, tem grande poder de hidratação da pele, melhorando sua elasticidade. Está presente em muitos produtos antiestrias para gestantes.
  2. Óleo de amêndoas: tem textura leve e hidrata a pele e os cabelos.
  3. Óleo de melaleuca (tea tree oil): tem propriedades antissépticas e de controle da produção sebácea. Muito útil em xampus que controlam a oleosidade dos cabelos, dando uma sensação de frescor durante sua aplicação, sem ressecar as pontas.
  4. Óleo de coco (coconut oil): tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e pode ajudar no controle de coceiras. São muito usados em produtos para cabelos secos e danificados ou quimicamente tratados.
  5. Óleo de oliva: hidrata e condiciona os cabelos. “Mas um estudo demonstrou que seu uso diretamente sobre a pele poderia danificar a barreira cutânea”, acrescenta a dermatologista.
  6. Óleo de girassol: tem alto poder de hidratação da pele e de manutenção da barreira cutânea.
  7. Óleo de rosa mosqueta: tem propriedades hidratantes e de reparação dos tecidos, ajudando na cicatrização.

Por qual optar?

Uma dúvida que surge é: qualquer mulher pode/deve usar produtos que contenham óleos vegetais?
Tatiana Jerez destaca que isso depende muito do tipo de óleo. “O ideal é que a pele da pessoa seja avaliada por um dermatologista, para que o melhor produto seja indicado. Alguns óleos, como, por exemplo, o de coco e o de melaleuca, podem ser benéficos para pacientes com pele acneica e oleosa, mas outros óleos vegetais, como o de semente de uva e o de rosa mosqueta, podem causar obstrução dos poros e piorar o quadro”, explica.

Posso usar diretamente os óleos vegetais?

Algumas pessoas usam óleo de coco (destinado a fins culinários), ou até mesmo azeite, para passar diretamente nos cabelos e na pele, buscando uma hidratação mais intensa. Na internet mesmo é possível encontrar algumas receitas caseiras que incentivam a utilização desses e de outros tipos de óleo. Porém, este não é um hábito positivo.
Apesar de serem produtos naturais, os óleos não são isentos de efeitos colaterais. “Um estudo demonstrou que o uso do óleo de oliva puro, diretamente sobre a pele, poderia danificar a barreira cutânea, gerando vermelhidão. Outro sugeriu que o óleo de coco puro sobre a pele poderia causar ressecamento”, destaca a dermatologista Tatiana.
“Desta forma, prefira o uso de produtos especialmente formulados para este fim, onde a concentração dos óleos e sua fórmula são otimizadas para melhor tratar a pele e os cabelos”, aconselha a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário