Marcadores

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O que o PH dos produtos interfere na saúde dos meus fios?

Pessoal, eu mandei um email pra Copra (marca de óleo de coco que eu uso) perguntando a respeito da diferença entre o óleo de coco virgem e o extra virgem. 
"Informo que o óleo de coco extra virgem é originário da polpa do coco, já o óleo de coco virgem é originário do mesocarpo que envolve a polpa do coco. No que diz respeito a acidez , a acidez do óleo de coco extra virgem é de no máximo 0,3 já a acidez do óleo de coco virgem é de no máximo 0,5. Quanto ao valor nutricional a diferença é mínima, em torno de 10 % a menos de TCM para o óleo de coco virgem."
Depois desse e-mail eu fiquei pensando a respeito disso. O que o PH do creme de tratamento (3,4) e o PH neutro do anti resíduo significam?
Encontrei essa matéria (aqui) e achei super importante dividir com vocês. 
Aquelas aulas de química na escola podem ter ficado para trás, mas você saiba que alguns elementos estudados naquela época podem ajudar a cuidar do seu cabelo? O pH é um deles. "pH é uma faixa de potencial eletrônico que usamos pra determinar se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise", explicou a farmacêutica Fernanda Vieira. Dependendo do resultado dessa escala o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos cabelos.

PH EQUILIBRADO, FIOS SAUDÁVEIS

Para entender a relação dessa escala com os fios, é preciso entender como ela funciona e qual a classificação de cada substância. Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações. O mestre em fármaco e cosmetologia Rogerio Kreidel explica que essa abertura de cutículas deixa o cabelo sem vida: "O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa ponta dupla", explicou.
O pH ácido fecha a cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos hidratantes. Rogério explica que o pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e que por isso é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios: "O pH causa variação nas ligações intermoleculares dos fios. O ideal é usar shampoos com pH de 4 a 5, os levemente ácidos. Nessa faixa conseguimos fechar as cutícula sem alterar os fios. Shampoos muito ácidos deixam os cabelo rebelde", explicou. Em cremes de tratamento e condicionadores, o cosmetologista explica que o pH ajuda a potencializar o tratamento, porque funcionam melhor com o ambiente ácido.

SHAMPOOS ANTIRRESIDUOS TEM PH NEUTRO

O balanceamento entre os dois níveis da escala é importante pois o excesso de produtos alcalinos deixa os fios porosos e os de ácido, os fios mais oleosos. O truque é equilibrar o uso desses tratamentos para evitar que os fios fiquem danificados. Outra dica é investir em produtos de pH neutro, como o do shampoo antirresiduos, que faz uma limpeza profunda nos fios sem interferir nas cutículas do cabelo, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Beijocas Cabeludinhos, até amanhã.

3 comentários: