O post de hoje vem do site The Fame (aqui)
Há um bom tempo surgiu a polêmica do uso do Petrolato nos produtos para cabelo, seja ele em máscaras de hidratação, condicionadores e leave-in.
Imagem do Blog da Maanuh (aqui) o post dela
O que são petrolatos?
Pra quem nunca ouviu falar, os Petrolatos são componentes derivados do petróleo e pode vir nos rótulos com os seguintes nomes: Óleo Mineral, Vaselina, Parafina Líquida, Petrolatum, Petróleo Liquefeito, Mineral Oil, Óleo de Parafina.
Por que são usados?
O Petrolato é usado nos produtos por ser um componente barato, e que da emoliencia aos fios (maciez), lubrificação (evitar embaraçamento) e proteção (cria uma película em volta dos fios que não deixa agressões externas entrarem no fio). Na verdade ele funciona como uma "maquiagem" que dá efeito imediato, e complicações a longo prazo.
Mas se ele faz tudo isso, porque faz tão mal?
Como eu disse acima, a maioria dos produtos capilares possuem esse componente, por ser barato, e abaixar o custo de produção para os fabricantes.
O petrolato não é solúvel em água, ou seja, eles não saem totalmente dos fios com água, o que causa um efeito acumulativo, que com o tempo pode deixar os fios ressecados.
Como se livrar dos petrolatos?
Uma forma de se livrar dos petrolatos é usando shampoo anti resíduo uma vez por semana para que depois fazer uma nutrição ou hidratação profunda com um creme livre de petrolatos.
Beijos e até amanhã cabeludinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário