Oi oi pessoal, muita gente tem perguntado a diferença do óleo vegetal pro mineral. Pra quem não entendeu nadica de nada do que eu estou falando é simples. Qual a diferença do óleo de coco para o óleo que eu passo nas pontas do cabelo? Vem comigo que no caminho eu te explico.
Ultimamente nos cuidados da pele e do cabelo os produtos com textura oleosa tem sido os preferidos nos tratamentos estéticos.
Os óleos vegetais tem grande capacidade de reter água são ótimos hidratantes, muito mais potentes do que séruns, cremes, loções e géis. Sem falar nos nutrientes, vitaminas e ácidos graxos, que não são produzidos naturalmente pelo organismo e que previnem o ressecamento da pele, o aparecimento de rugas, de manchas e a falta de tônus muscular.
Resumindo, se você quer uma boa hidratação use óleos vegetais. Se procura um efeito tamponante de poros, como no caso de uma queimadura para formar uma barreira de proteção na pele, use um óleo mineral.
Informações obre óleos vegetais.
- Os óleos vegetais podem ser utilizados puros ou como base/carreador para os óleos essenciais
- Os óleos de semente de uva, rosa mosqueta, argan, amêndoas doce, coco, abacate e girassol são os mais comuns para quem quer nutrir a pele, o couro cabeludo e até as unhas
- Eles só irão manter suas vitaminas, antioxidantes e clorofila (no caso da semente de uva) se estiverem armazenados em embalagens de vidro âmbar ou lata, como o azeite de oliva extravirgem das lojas de produtos naturais.
- Para cabelos hidratados e unhas mais fortes, a dica é utilizar o óleo vegetal de argan, que possui grande quantidade de vitamina K
- Quem busca uma pele mais clara e livre de manchas, a solução é o de rosa mosqueta, que possui ácido transretinoico em sua composição química.
Óleo vegetal X óleo mineral
Vegetal
• É um óleo ecologicamente correto.• Por se assemelharem com a estrutura da pele, os óleos vegetais reagem melhor com o tecido e permitem que tanto a água como outros princípios ativos existentes nos cosméticos aplicados sejam bem absorvidos.
• Extraídos principalmente das sementes de plantas e frutas, os óleos vegetais aumentam a proteção da pele contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar.
• Também auxiliam o restabelecimento de peles rachadas e ressecadas, normalizando e reforçando a estrutura do tecido. Ao contrário dos óleos minerais, os de origem vegetal causam menos reações citotóxicas e alérgicas.
• Finalmente, possuem outra característica bastante importante: são biodegradáveis, não poluem e nem agridem o meio ambiente.
Mineral
• O óleo mineral é um derivado do petróleo incolor e inodoro, com poder hidratante e formador de barreira para a pele.
• Por formar este obstáculo pode causar danos à pele, como a obstrução dos poros, a piora da respiração do tecido cutâneo, resultando em acúmulo de gordura e favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
• Obstrui as glândulas de excreção da pele, facilitando disfunções da camada ácida do tecido. Estas substâncias repelem a água e impedem a absorção de outros ativos de base hídrica.
• Podem estar disponíveis como não refinados e altamente refinados (os utilizados pela indústria cosmética).
• Em certas situações o uso do óleo mineral é importante, como em queimaduras, por exemplo, ele é uma barreira de proteção cutânea.
• Além de só melhorar a aparência da pele superficialmente, o óleo mineral oferece riscos ao meio ambiente, pois não é biodegradável.
• Se você encontrar na rotulagem do seu produto as palavras como Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil, saiba que este produto contém óleo mineral na composição.
Informações retiradas do Diário Catarinense (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário