Marcadores

domingo, 6 de setembro de 2015

Falando serio - Vergonha do anticoncepcional

Oi oi meus amores, o post de hoje é mais serio que o normal.

Eu percebo que muitas meninas (eu muitas vezes) tem vergonha de falar a respeito do uso do anticoncepcional. Gente, anticoncepcional não é só pra gravidez e não é só função do parceiro se prevenir.
Talvez a vergonha de falar sobre o anticoncepcional vem da ideia relacionada ao "fazer sexo". Algumas meninas podem ter vergonha de admitir que tomam por não ter namorado fixo, por não passar a imagem de que mantem relação sexual. Gente, primeiro de tudo, anticoncepcional não é só relacionado a sexo, mas sim relacionado ao corpo da menina.
Muitas meninas tomam pra regular ciclo, por causa de endometriose ou SOP (síndrome do ovário policístico), tomam pra não menstruar, pra ajudar na cólica, controlar o fluxo menstrual e tem gente que toma pra não engravidar mesmo.


Benefícios do anticoncepcional 

- Controla as cólicas e sintomas da TPM
Entre as principais queixas das mulheres que sofrem com a TPM estão depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça e distúrbios do sono. A pílula é indicada nesses casos, pois se torna responsável pelo controle hormonal do organismo feminino. Algumas pílulas também ajudam a diminuir a retenção de líquido e podem ser indicadas no controle de cólicas menstruais para pacientes com ou sem endometriose, amenizando a dor.
- Não há risco de causar infertilidade
Se orientada por um profissional, a pílula pode ser tomada precocemente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, seu uso não confere risco de infertilidade futura e não interrompe o crescimento. As doses do hormônio feminino estrogênio nas pílulas atuais são extremamente baixas e, por isso, não causam danos no desenvolvimento da mulher e nem de uma futura gravidez desejada.
- Reduz indícios de doenças em geral
O uso da pílula anticoncepcional reduz o risco de doenças cardíacas e do surgimento de miomas, diminui a queda de cabelo, ajuda no controle e perda de peso, aumenta a produção de colágeno na pele, e ameniza os sintomas da menopausa como oscilação de humor.
- Têm baixa taxa hormonal
Existem pílulas com taxa hormonal mais baixa, que causam menos danos, porém o efeito de contracepção é o mesmo, assim como o de diminuição do fluxo menstrual. É importante que seu uso seja sempre acompanhado por um ginecologista, pois, como qualquer medicamento, a pílula pode ter efeitos colaterais indesejados.
(Você pode ler essa materia do Bolsa de Mulher clicando aqui)
Só que o uso do anticoncepcional é infelizmente relacionado com relações sexuais, e pra muitas meninas assumir que faz sexo é quase como assumir um assassinato. Mas então vamos entrar nesse mérito.

PREVENÇÃO NÃO É SÓ OBRIGAÇÃO DO PARCEIRO

Não, não estou dizendo que você não deve usar camisinha, muito pelo contrario. Estou dizendo que você deve ter camisinha com você, alem de usar qualquer outro método contraceptivo. 
Então moças, moços, migos, migas e tudo mais do mundo, não tenham vergonha de admitir que vocês fazem o certo, que vocês se previnem daquilo que vocês não querem no momento.


Mil beijos e juizo. 



2 comentários:

  1. Muito bacana seu post. No meu caso, eu me gabava ao invés de ter vergonha! Hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu post. No meu caso, eu me gabava ao invés de ter vergonha! Hahaha!

    ResponderExcluir