Marcadores

terça-feira, 10 de março de 2015

Colorindo com Violeta genciana

Conheci uma menina super fofa com um cabelo metade roxo, me apaixonei pelo cabelo dela e obviamente fui questiona-la feito uma louca (Beijão pra Malu Teixeira). A Malu pinta o roxo dela com violeta genciana. Mas o que carambas é isso?
O texto de hoje é baseado em outro blog o De Corpo e Alma e você pode ler o texto completo clicando aqui. Vamos lá.

O que é?
Violeta de genciana é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses.Violeta  genciana não requer prescrição médica (nos EUA), mas neste país não é facilmente encontrável em farmácias. 
Violeta genciana também é conhecida como Andergon, Violeta de anilina, Axuris, Badil, Violeta Básico 3, Violeta Brilhante 58, Gentiaverm, Violeta de Metila 10 BNS, Pyoktanin, Vianin, Viocid, e Viola Crystallina. (Fonte: Wikipedia)
Resumindo: Violeta Genciana é um “remédinho natureba” que não faz mal nenhum, logo, não há quem não possa usar.
Como usar Violeta Genciana para colorir o cabelo?
1 – Descoloração:
(Obs.: Nem adianta perguntar se dá pra fazer sem descolorir. Vai ter que descolorir sim, minha filha! A Violeta Genciana não pega em cabelo virgem.)
Você pode usar o método de descoloração que estiver acostumada. A coloração só vai pegar na área descolorida, então você pode fazer mechas, luzes ou descolorir só as pontas, dependendo do efeito que quiser. (Pode descolorir o cabelo todo se quiser também!!!)
Eu uso água oxigenada de 40 volumes porque meu cabelo é muito escuro e também porque eu não curto ficar esperando muito, mas se você tiver o cabelo mais claro e mais paciência pode usar uma água oxigenada mais fraquinha. É só misturar a água oxigenada com o pó descolorante de acordo com a proporção descrita na embalagem e pronto. Espere uns 15 minutos e já era!
Se fosse pra eu dar um conselho eu diria que se a galera quer usar Violeta Genciana pra “economizar” no processo, realmente, você vai gastar bem menos dinheiro. (Todo mundo sabe que pintar o cabelo no salão é um roubo!) Mas, em alguns casos, se você tiver o cabelo muito frágil, eu recomendaria fazer apenas a descoloração no salão (mesmo que seja muito caro), pois o processo é mais controlado e o risco de você ficar sem cabelo ou apenas com pedacinhos dele é menor!
Mas se você for “sangue-no-zóio” ou “dane-se-que-o-cabelo-cresce-outra-vez” que nem eu, mete o descolorante em casa mesmo!
2 –  Preparo da Violeta Genciana:
Compre um creme para hidratação capilar de boa qualidade, daqueles bem consistentes, de preferência branco.
Aí você vai à farmácia e fala assim: “Moço, eu quero violeta genciana!”. Aí ele vai te dar um pottinho do tamanho de um frasco de dipirona, mais ou menos. Quando eu digo que você vai economizar, tô falando sério! Cada frasquinho de violeta genciana custa uns R$2,00 e dura umas 25842369 aplicações.
Chegando em casa, você põe uma luva, abre o potinho de violeta genciana, abre o potinho de creme e mistura os dois. Coloque a coloração aos poucos no creme, lembrando que seu cabelo vai ficar mais ou menos do tom que o creme ficar. Se você quiser um cabelo lilás clarinho, coloca pouco produto, se quiser mais escuro é só colocar mais, entendeu?
Então, com o cabelo descolorido, é só aplicar a misturinha e deixar agir por no mínino 20 minutos. Não se preocupe com o tempo máximo, já que a violeta genciana não traz danos à fibra capilar e o creme de hidratação menos ainda, se você deixar o lance no cabelo 1 hora é até melhor porque você “ressucita” o cabelo da descoloração.
Lembrando que a Violeta Genciana mancha tudo por onde passa, então use luvas, toalhas velhas, roupas velhas e MUITO cuidado com o banheiro branco da sua mãe porque mancha o azulejo também.
Se você já F*&%u com tudo, não esquenta a cabeça, passa cloro que sai!
Terminado o processo é só passar água fria no cabelo (ainda com luva) pra tirar todo o creme do cabelo e finalizar como de costume. Se gostar de escova pode fazer, se gostar de chapinha pode fazer também, como quiser. E tá pronto!
3 – Cuidados posteriores:
Como eu já disse, a Violeta Genciana não estraga o cabelo, o que estraga é a descoloração! Então, como todo cabelo descolorido, você tem que fazer hidratação, no mínimo, duas vezes por mês. Digo NO MÍNIMO MESMO! Porque se você quiser fazer hidratação uma vez por semana vai ser ótimo.
Toda vez que você lavar o cabelo, a coloração vai desbotar um pouco e a cor vai “abrindo” aos poucos. Então, quando você achar necessário, basta reaplicar a misturinha de Violeta Gencianacom creme de hidratação e a cor vai ficar viva outra vez!
Lembre-se que a Violeta Genciana “gruda” no cabelo, então, se você cansa da cor fácil, use outros métodos, porque pra tirar a bendita do cabelo só pintando de preto por cima ou descolorindo outra vez. Pense bem!
PS: Todas as dicas valem para o AZUL DE METILENO também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário